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Perguntas Frequentes

Contrato de Abastecimento e Saneamento

 

 

O que é necessário para celebrar o contrato de fornecimento de água?
- Bilhete de identidade, passaporte ou carta de condução;
- Cartão de contribuinte;
- Documento que comprove que o Cliente é o legitimo titular do local a abastecer (contrato de arrendamento, contrato de promessa de compra e venda, escritura de compra e venda, entre outros);
- Leitura do contador (no caso de já se encontrar instalado).
- Assinatura do Cliente, seu representante ou procurador. No caso de contrato em nome de pessoa coletiva é necessário apresentar a Certidão de Registo Comercial ou a assinatura reconhecida na qualidade.

 

 

- O que devo fazer para rescindir o contrato de fornecimento de água?
Deve comunicar à AdRA, com 3 dias de antecedência, a intenção de rescindir o contrato. 
Para efetuar a rescisão deve dirigir-se a uma Loja AdRA com os documentos os documentos abaixo listados:
- Nome e código de Cliente;
- Documento de identificação;
- Data e morada do local em que pretende rescindir o contrato; 
- Leitura do contador;
- Morada para envio da última Conta da Água; 
- Motivo para rescisão.

 

Note que a rescisão só produz efeitos a partir do momento em que é permitido à AdRA o acesso ao contador e é confirmada a leitura do contador.

 

Faturação

 

Como é faturado o consumo da água?
O consumo de água é faturado com base na leitura do contador. A leitura do contador será efetuada de dois em dois meses. Nos meses de intervalo o consumo é faturado por estimativa, caso o cliente não tenha fornecido a leitura real em tempo útil. Nos meses com leitura real é feito o acerto da estimativa anterior.
A faturação é mensal.

 

Como posso pagar a Conta da Água?
O pagamento das faturas pode ser efetuado por:
- Débito Direto (preferencialmente)
- Multibanco
- Lojas AdRA
- PayShop


Como posso aderir ao Débito Direto?
Pode aderir através do Multibanco ou de home banking, via Internet, utilizando as referências indicadas no verso da Conta da Água (Identificação do Credor e N.º de Autorização). Ou através do envio da identificação e NIB à AdRA.

 

O que pode acontecer em caso de atraso no pagamento da fatura?
Uma vez ultrapassado o prazo de pagamento da sua fatura de água,  deve dirigir-se a um dos balcões de atendimento da AdRA a fim de regularizar a sua situação. Em alternativa pode enviar cheque ou vale postal para a AdRA (clicar para ver endereço), não esquecendo e incluir o seu Código de Cliente ou o número da fatura em causa.O pagamento de uma fatura cujo prazo de pagamento foi ultrapassado implica o pagamento de juros de mora. Estes serão debitados na fatura seguinte.

 

 

Qualidade da Água

 

Qual é a legislação que regula a qualidade da água para consumo humano?
A legislação que a AdRA cumpre em termos da qualidade da água é o Decreto-Lei n.º 306/2007, de 27 de agosto, que entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 2008.

 

Onde consultar os resultados das análises sobre a qualidade da água?
Os resultados das análises laboratoriais realizadas pela AdRA no cumprimento da legislação em vigor, são divulgados trimestralmente na imprensa escrita e encontram-se disponíveis em Qualidade da Água no site da AdRA e afixados nas lojas.

 

Que fatores podem influenciar as características da água?
A idade e o estado de conservação das canalizações e hidropressores do prédio (caso existam) podem alterar as características da água, concretamente, o sabor, o cheiro e a cor. A temperatura da água também pode influenciar o seu sabor. Quando a água está fresca é mais agradável ao paladar.

 

Porque é que por vezes a água cheira a cloro?

O cloro é um desinfetante utilizado no tratamento da água para garantir a proteção sanitária da água até à torneira do consumidor.

O cloro é adicionado à água em doses baixas mas suficientes para garantir os valores do cloro residual adequados à manutenção da qualidade microbiológica da mesma, de acordo com o recomendado pela Organização Mundial de Saúde - OMS.

Ocasionalmente, o cheiro e o sabor do cloro podem ser sentidos, aconselhando-se nestes casos a deixar repousar a água por alguns minutos até que desapareça o cheiro e o sabor.


Porque é que por vezes a água da torneira está branca?

A cor branca deve-se à existência de ar dissolvido na água. Esta situação é pontual e passageira, mas importa salientar que a água está própria para consumo. Pode deixar repousar a água por alguns minutos.

 

Porque é que por vezes se ouvem ruídos na canalização e a água sai aos “jorros”?

Após falta de água ou ausência prolongada do local (ex. férias), podem ocorrer ruídos na canalização e ao abrir a torneira a água pode sair aos “jorros”, sendo provocados pela existência de ar nas canalizações. Aconselha-se a deixar correr a água durante alguns minutos.


O que significa a dureza da água?

A “dureza” na água para consumo humano é causada essencialmente pela presença de sais de cálcio e magnésio, sendo considerada “dura” quando existem valores significativos destes sais e “macia” quando contém pequenas quantidades.

Pode consultar aqui uma tabela que resume a dureza da água nos nossos municípios.

Se adquiriu uma máquina de lavar louça ou de lavar roupa e tem dúvida no que se refere à regulação do electrodoméstico em função da dureza total da água, consulte a tabela seguinte:

 

 Valores

ºf graus franceses 

 ºa graus alemães

mg/l CaCO3 

 mmol/l

 Macia

 0-6

 0-3.4

 0-60

 0-0.6

 Média

 6-15

 3.4-8.4

 60-150

 0.6-1.5

 Dura

 15-30

 8.4-16.8

 150-300

 1.5-3

 Muito Dura

 > 30

 > 16.8

 > 300

 > 3

 
 

O que é o pH da água?

O valor do pH (potencial hidrogeniónico) traduz a acidez ou a alcalinidade da água. A escala do pH compreende valores entre 0 e 14, sendo que um pH igual a 7,0 indica uma solução neutra.

O pH é um parâmetro que, apesar de não constituir perigo direto para a saúde pública, poderá afetá-la indiretamente, uma vez que é o principal fator de solubilidade da maioria dos materiais das tubagens e dos acessórios, bem como dos filmes protetores das tubagens, provocando a alteração da qualidade da água distribuída.

 

Serviços prestados pela AdRA

 

Qual o horário dos piquetes de urgência e como solicito um serviço de piquete?
O serviço dos piquetes de urgência decorrem durante 24 horas. Para solicitar um serviço deste género pode contactar-nos através do número azul.

 

Que serviços são efectuados pela AdRA no domicílio?
Desde que solicitado, a AdRA possui uma lista de serviços disponibilizando técnicos que poderão efetuar vistorias e inspeções aos sistemas prediais, suspensão e reinício da ligação dos serviços, leituras extraordinárias, fornecimento de água em autotanques, limpeza de fossas sépticas, entre outros. 

 

Quais os principais procedimentos relacionados com a ligação à rede da AdRA?
Após o pagamento do orçamento são executados os trabalhos contemplados no mesmo. Em simultâneo, é retirado o ramal do contador de obra e colocado o contador dor serviços comuns.
No caso de exceção da retirada a posteriori do contador de obra obriga ao pagamento de uma verba à parte, já incluída no orçamento para esse fim.
Para executar o ramal de ligação é necessário a AdRA pedir a(s) respetiva(s) licença(s) à Câmara Municipal do Município envolvido (intervenção na via pública, ruído, polícia de trânsito).
A ligação do ramal pode demorar até duas semanas após a autorização, por parte da Câmara Municipal, para intervenção na via pública, no caso de rede existente. No caso de ampliação pode demorar até três semanas.
O projeto e a execução da obra de ampliação da rede de distribuição são da responsabilidade da AdRA. O requerente pagará os custos dos ramais e também da rede provisória, caso não estejam reunidas as condições necessárias para instalação da rede definitiva para abastecer o prédio em causa.
Em caso de suspensão do abastecimento, por motivo das obras, serão deixados avisos aos moradores afetados com 48h de antecedência.

 

 

Outras Informações

 

Como posso comunicar a leitura do contador?
Para comunicar a leitura do contador poderá ligar para o número azul: 808 200 217, preencher o formulário para este efeito no presente site, enviar e-mail ou fax (já acima indicados).

 

O que devo fazer em caso de fuga de água?
- No caso de rotura visível ou fuga de água feche de imediato a torneira de segurança e, se não conseguir interromper a fuga de água, contacte-nos através do número azul.
- No caso de suspeitar que há perdas de água feche todas as torneiras da sua casa mantendo a torneira de segurança aberta. Se o ponteiro ou rolo de cor vermelha (litros e decilitros) se mover, é porque há perda de água através das torneiras, do autoclismo ou de rotura não visível.

 

 

Como posso apresentar uma sugestão ou uma reclamação?
Através do site da AdRA, do número azul, das Lojas AdRA, por Carta ou Fax, indicando o nome, a morada e o código de Cliente. A sua reclamação ou sugestão será atendida/ resolvida o mais brevemente possível.