Por Favor aguarde...

Introdução

Sistema de Águas da Região de Aveiro


Os municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga e Vagos celebraram um Contrato de Parceria Pública, em julho de 2009, com o Estado Português, representado pela AdP - Águas de Portugal, com o objetivo de agregar os respetivos sistemas municipais de abastecimento de água para consumo público e de saneamento de águas residuais, num sistema integrado constituído pelas infraestruturas e equipamentos existentes e a construir, designado por Sistema de Águas da Região de Aveiro (SARA). Em 2010, o município de Ovar deliberou também a sua integração nesta Parceria.


Este Sistema de Águas da Região de Aveiro está dotado de infraestruturas compreendendo uma área de 1.468km2 e estará preparado para servir mais de 150 mil clientes.


O nível de cobertura atual em abastecimento de água é, para o conjunto dos municípios, bastante elevado – 97,6% - apresentando, contudo, problemas ao nível da fiabilidade dos sistemas e da qualidade operacional do serviço.


Já o nível atual de cobertura do serviço de saneamento de águas residuais é baixo – 70% - sendo que em alguns municípios os níveis de cobertura são muito deficientes, não atingindo os 30%, como é o caso de Sever do Vouga e Vagos.


Para manter e construir novas infraestruturas está previsto um investimento inicial na ordem dos 23 milhões de euros, na vertente do abastecimento e 102 milhões de euros, na vertente do saneamento. No que respeita à remodelação e substituição de infraestruturas e equipamentos o valor da encontra-se na ordem dos 350 milhões de euros durante os 50 anos da Parceria.

 

As infraestruturas a manter, a remodelar e a construir encontram-se distribuídas da seguinte forma:

 

aa.png

 

 

 

 

 

 

 

Veja também...