Por Favor aguarde...

AdRA investe 16 milhões de euros em Sever do Vouga

A AdRA - Águas da Região de Aveiro, vai investir mais de 16 milhões de euros na construção de novas infra-estruturas de abastecimento de água e saneamento em Sever do Vouga. Estes investimentos, previstos para os próximos cinco anos de actividade, beneficiarão todo o concelho, abrangendo uma população superior a 13 mil habitantes, o que corresponde a um investimento, por habitante, de mais de mil e duzentos euros.

 

Sever do Vouga foi o primeiro município parceiro da AdRA a ter obra no terreno, estando em curso a empreitada de construção das redes de abastecimento de água de Castelões, Presas e Espinheiro, num valor de 650 mil euros, iniciada em Maio.

 

No final deste período, Sever do Vouga e os restantes municípios da parceria irão dispor de um nível adequado de infra-estruturas, com vista a responder, quer às necessidades da população, quer às necessidades de desenvolvimento do tecido económico, em termos de abastecimento de água e saneamento.

 

Para além de novas infra-estruturas no concelho, está a iniciar-se o processo que permitirá ter, já durante o ano de 2011, os sistemas de água de Sever do Vouga ligados à rede de telegestão da AdRA, supervisionada em contínuo e em tempo real (24 horas por dia, 365 dias por ano), permitindo uma melhor gestão e uma mais rápida detecção de problemas e a consequente resolução dos mesmos.

 

A AdRA está também a definir soluções que, juntamente com a telegestão,  permitam atenuar, já no próximo ano, os problemas de falta de água que ocorrem habitualmente no Verão.

 

O maior volume de investimento é o relativo às redes de drenagem de águas residuais, infra-estruturas de que o município ainda carece, mas que serão, entretanto, construídas.

 

Para a ajuda ao financiamento de todas estas obras, a AdRA apresentou candidatura ao POVT – Programa Operacional para a Valorização do Território.