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Águas da Região de Aveiro comemora o seu 1º Aniversário

No dia 1 de Maio a AdRA – Águas da Região de Aveiro, S.A. - completou um ano de actividade. Há um ano atrás, quando o projecto estava ainda a arrancar, os desafios eram imensos: integrar e motivar funcionários oriundos de diversos municípios, com experiências, culturas e formas de trabalhar diferentes; migrar, validar e operacionalizar os dados de facturação e de rede de diferentes sistemas municipais para um único; manter a proximidade com os clientes e inovar nos serviços a disponibilizar-lhes; executar um ambicioso projecto de investimentos, alargado a um vasto território e sem precedentes no sector das águas e saneamento na região.

O balanço deste primeiro ano em actividade é positivo. A tendência, para os anos que se seguem, é para progredir.

 

1 Ano de Adra em balanço

Investimento: Todos os projectos previstos para o primeiro ciclo de investimentos, a realizar até finais de 2012, já estão no terreno ou em procedimento do respectivo concurso publico, num valor total de 50 milhões de euros, durante a primeira fase. O valor das obras em curso é de 4 milhões de euros. 13 milhões de euros já estão adjudicados. Nos próximos meses serão adjudicadas e iniciadas obras no valor de 25 milhões de euros. Todos os investimentos, previstos no modelo técnico, estão a ser implementados em articulação com os municípios onde se inserem.

 

Na segunda fase, entre 2012 e 2015, serão investidos mais 75 milhões de euros, perfazendo um total de 125 milhões de euros entre 2010 e 2015.

 

Mais e melhores serviços: Desde Março de 2011 que é possível aos clientes fazerem toda a gestão da sua conta online: consultar facturas, dar leituras, requisitar serviços, fazer reclamações. Este novo serviço – AdRAnet -, faz parte de uma série de medidas que visam tornar os serviços e as informações mais acessíveis e convenientes para os clientes.

 

Em Janeiro do corrente ano, a AdRA implementou novos serviços de atendimento telefónico, por escrito e por email para de uma forma rápida resolver os problemas e dúvidas expostos pelos seus clientes. O serviço de atendimento telefónico tem uma taxa de resolução imediata dos problemas, reclamações e esclarecimentos acima de 99%. As reclamações, dúvidas e pedidos de esclarecimento dos clientes por email e por escrito levam menos de 50% do tempo, a serem tratados e resolvidos, do que o tempo estipulado legalmente.

 

As Pessoas são o nosso mais valioso recurso: Dos actuais Colaboradores, cerca de 90% são provenientes dos municípios e serviços municipalizados que constituem o sistema. A sua integração numa nova realidade profissional, a identificação e adesão à nova cultura, era um grande desafio, mas foi realizada com sucesso. A comprovar isso, revelamos o elevado nível de satisfação alcançado no inquérito de satisfação dos Colaboradores: 86% Satisfeitos ou Muito Satisfeitos.

 

Uma tarefa gigante: A migração e operacionalização dos dados dos vários sistemas que vigoravam nos inúmeros municípios, trouxe alguns problemas. No entanto, através do esforço da nossa equipa e com a compreensão dos nossos clientes, essa árdua tarefa foi levada a bom porto. A partir do corrente mês, Maio de 2011, a emissão das facturas entrará na normalidade em todos os municípios, com a excepção de Ovar e Aveiro. Ovar, o último concelho a aderir à AdRA, estará normalizado em Julho. Aveiro estará normalizado em Agosto.