Por Favor aguarde...

Ciclo urbano da água

O Ciclo Urbano da Água engloba o abastecimento de água e saneamento de águas residuais. Integra as atividades de captação, tratamento e distribuição da água de abastecimento até à recolha, tratamento e devolução das águas residuais ao meio receptor.


As principais etapas do Ciclo Urbano da Água são:

Captação - A água é recolhida em captações superficiais (rios, albufeiras e lagos) e captações subterrâneas (furos, poços e nascentes).

Tratamento da água - A água recolhida é tratada em estações de tratamento de água (ETA), de modo a poder ser utilizada para consumo humano.

Distribuição - A água é armazenada em reservatórios e, posteriormente, transportada e distribuída através de uma rede de condutas (rede de distribuição ou de abastecimento) até às nossas casas e às indústrias.

Consumo - A alimentação, a higiene pessoal, as atividades de limpeza e de lazer são as principais utilizações domésticas da água. Também é utilizada para rega, como matéria-prima em diversos processos de fabrico, para produção de energia e para a limpeza de equipamentos industriais.

Recolha - A água, depois de utilizada, dá origem a águas residuais (esgotos), que têm de ser recolhidos e transportados através de uma rede de condutas (rede de drenagem) até à estação de tratamento de águas residuais (ETAR).

CICLOURBANOFUNDOBRANCO_trat.água.jpg



Tratamento das águas residuais - As águas residuais são tratadas em estações de tratamento de águas residuais, de modo a serem tratadas para que possam ser devolvidas ao meio ambiente, em condições ambientalmente seguras.

Devolução - As águas residuais tratadas são devolvidas ao meio receptor (normalmente rios, mares e oceanos), em condições ambientalmente seguras, isto é, sem poluírem o meio ambiente e permitindo a sua reutilização, por exemplo, para a rega.

CICLOURBANOFUNDOBRANCO_tratamentoáguasresiduais.jpg



(Clica na imagem para veres o esquema de tratamento completo e com mais resolução)