Por Favor aguarde...

AdRA investe 210 mil euros até ao final do ano

A Águas da Região de Aveiro, S.A. – AdRA vai investir nos próximos meses um total de 210 mil euros nas redes de saneamento de águas residuais e abastecimento de água nas freguesias de Maceda (Ovar), Valmaior (Albergaria-a-Velha) e em Serém de Cima, na freguesia de Lamas do Vouga (Águeda). Os concursos públicos para a adjudicação destas empreitadas estão a fechar.


Em Maceda, no concelho de Ovar, a AdRA aplicará 126 mil euros na construção de uma nova rede de drenagem de águas residuais. O planeamento deste investimento é fruto da estreita colaboração entre a autarquia de Ovar e a AdRA, pois a rede de saneamento é uma estrutura de base essencial para que a construção do novo pólo escolar da localidade avance, permitindo também à Câmara a antecipação das obras de beneficiação e pavimentação na Rua dos Sanguinhais. No total, vão ser construídos 1300 metros de rede de drenagem e 250 ramais domiciliários, dando acesso à rede de saneamento de águas residuais aos habitantes da zona: desde a Rua da Escola, Avenida do Europarque, EN109, Travessa do Campo, ao início da Rua dos Sanguinhais e à totalidade da Rua do Lambo. As propostas para o concurso público de adjudicação da empreitada podem ser entregues até 12 de Setembro, com o início dos trabalhos previsto para Outubro e a conclusão para inícios do próximo ano.


Na freguesia de Valmaior, concelho de Albergaria-a-Velha, serão investidos mais de 31 mil euros na reabilitação do reactor biológico da ETAR que serve a população local. Este reactor, devido ao aparecimento de fissuras, está a trabalhar com capacidade reduzida. A menor capacidade do reactor implica uma menor eficiência no funcionamento da ETAR o que, em conjunto com o agravamento progressivo das fissuras, aumenta o risco de danos ambientais. A obra de reabilitação é, por isso, prioritária – a 24 de Agosto termina o prazo de entrega de propostas para o concurso público, e o período de trabalhos está previsto entre Outubro e finais de Dezembro. Com esta intervenção, para além da supressão das fissuras, vão ser melhorados os índices de eficiência e de fiabilidade do reactor e da ETAR, protegendo o meio ambiente e assegurando aos mais de 2200 habitantes de Valmaior a qualidade exigida no serviço de tratamento de águas residuais.


Também entre Outubro e Dezembro, a AdRA vai investir mais de 52 mil euros na reabilitação do reservatório de água de Serém de Cima, na freguesia de Lamas do Vouga, situado no espaço de recreio da escola primária. O reservatório está em elevado estado de degradação, situação, que a manter-se, poderia deixar a população local sem acesso à água da rede pública de abastecimento. A obra será iniciada em Outubro e estará concluída no final de Dezembro.