A AdRA, Águas da Região de Aveiro, S.A., desenvolveu e organizou, juntamente com os municípios de Albergaria-a-Velha e Ovar, um dia especial para celebrar o Dia Mundial da Água. Todas as crianças do 3º ano do 1º ciclo do ensino básico, que participaram na iniciativa “A importância da Água”, tiveram a oportunidade de assistir ao espetáculo “Viagem pelo mundo da Água da torneira”, que ocorreu em duas sessões: a 28 de março, no Cineteatro Alba e a 1 de abril, no Centro de Arte de Ovar. No total, usufruíram desta iniciativa cerca de 500 crianças, docentes e assistentes pedagógicos. A atividade foi criada e apresentada por um coletivo de artistas constituído por Ivo Prata, Xavier Marques, Carlos Calisto e Tiago Margaça.
Educação com arte
Em Albergaria-a-Velha estiveram a apadrinhar esta celebração da água e da vida, a Sr.ª Vereadora Catarina Mendes e a Sr.ª Vereadora Sandra Almeida, que acompanharam o Sr. Presidente, António Loureiro. Em representação da AdRA esteve a Engª Patrícia Figueiredo. “Estas iniciativas devem ser reconhecidas. Estão todos de parabéns: a AdRA, os Agrupamentos de Escolas de Albergaria-a-Velha, compostos pelos professores, técnicos operacionais e alunos. Todos eles tiveram um papel fundamental para o sucesso desta iniciativa ambiental. Esta é uma excelente forma de apelarmos à consciencialização ambiental, começando pelos mais pequenos. A educação pela arte é um caminho certeiro”, referiu o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, António Loureiro.
Na sessão apresentada no Centro de Arte de Ovar, esteve, em representação do Município de Ovar, o Sr. Presidente Dr. Domingos Silva e, em representação da AdRA, o Sr, Presidente do Conselho de Administração, Eng. Joaquim Baptista. O Dr. Domingos Silva sublinhou que “Na nossa região temos a felicidade de abrirmos a torneira e sair água em quantidade e de qualidade. Somos felizardos porque isso não se verifica em todo o mundo. A água potável é um bem precioso e os alunos souberam realçar a sua importância.”. “As crianças são os melhores agentes da mudança. Tomando consciência da atitude correta, têm uma responsabilidade e obrigação a nível de ambiental de educar as suas famílias. Queremos aproximar a AdRA dos cidadãos, através da proximidade na construção de políticas públicas de natureza ambiental, para que todos tomemos consciência de que este bem essencial deve ser preservado.”, reforçou o Sr. Presidente do Conselho de Administração da AdRA, Eng. Joaquim Baptista.