A AdRA – Águas da Região de Aveiro e o Banco Alimentar Contra a Fome de Aveiro realizaram, no dia 14 de julho, uma cerimónia de entrega do valor angariado no âmbito da campanha “Troque Cliques por Alimentos”, nas instalações do Banco Alimentar, em Aveiro.
A iniciativa, que decorreu entre 1 de julho de 2024 e 30 de junho de 2025, desafiou os clientes da AdRA a aderirem à fatura digital, ao balcão digital AdRAnet ou à app “myAQUA”. Por cada adesão, a AdRA doou 0,50€ em alimentos ao Banco Alimentar. O resultado foi expressivo: 10.356 adesões, correspondendo a um donativo de 5.178 euros em bens alimentares, que serão canalizados para apoio a famílias da região: o maior nível de participação de sempre em campanhas deste género promovidas pela AdRA.
A cerimónia contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração da AdRA, Joaquim Baptista, e do Presidente do Banco Alimentar Contra a Fome de Aveiro, Lúcio Carlos, que sublinharam a importância da colaboração entre instituições e da mobilização da comunidade. Joaquim Baptista enalteceu o mérito do serviço prestado pelo Banco Alimentar à sociedade portuguesa e, em particular, à Região de Aveiro, salientando que tem a certeza de que “o donativo fica em boas mãos e que chega às pessoas que precisam”. O Presidente da AdRA destacou ainda o papel fundamental dos colaboradores da empresa, em especial os que estão em contacto direto com os clientes, na divulgação e sucesso da campanha, bem como o contributo dos próprios clientes que, com a sua adesão aos serviços digitais, ajudam a construir um mundo mais ecológico e mais solidário.
Por seu lado, Lúcio Carlos, Presidente do Banco Alimentar Contra a Fome -Aveiro, agradeceu “a habitual colaboração da AdRA, deste ano e de todos os outros anos em que tem sempre acontecido (…) porque cada vez mais as pessoas que estão a contar com a nossa ajuda”. Finalizou a sua intervenção com um apelo à mobilização da comunidade para participar nas campanhas da instituição.
A campanha revelou-se uma simbiose exemplar entre a AdRA, o Banco Alimentar e a comunidade, demonstrando como pequenos gestos digitais podem ter um impacto real e solidário.