Os operacionais da AdRA continuam a fazer o seu trabalho diário na rua, para que as famílias da nossa região possam continuar seguras em casa e permitindo aos serviços de saúde e outros setores fundamentais para a nossa sociedade, neste momento difícil que o mundo atravessa, continuem a trabalhar e a servir-nos. No total dos 10 municípios servidos pela AdRA habitam cerca de 350 mil habitantes que utilizam diariamente a rede de abastecimento e de saneamento pública. Para servir esta vasta população, dispersa por um vasto território, 120 trabalhadores estão diariamente ao serviço, percorrendo todo o território para, por exemplo, reparar roturas, fazer análises à qualidade da água, verificar, retificar e manter equipamentos dispersos em mais de 1000 infraestruturas.
Vitor Oliveira, Operacional de Abastecimento de Água, faz visita guiada
No centro operacional de Águeda, o Sr. Vitor Oliveira, com 10 anos de AdRA e mais de 35 anos totalizados nos serviços de Água, serviu de anfitrião num pequeno roteiro para dar um vislumbre do dia-a-dia dos profissionais da AdRA que andam no terreno. “Temos receios, como qualquer outra pessoa, mas temos também consciência da importância do nosso trabalho para as populações” – referiu o Sr. Vitor. Apesar da estranheza que lhe causa a máscara, o ”trabalho continua, não pode parar, e temos de assegurar que a água é potável e que não falta”.
Vitor Oliveira - Operacional de Sistemas de Abastecimento de Água a verificar a qualidade da água num ponto de rede.
No resto da manhã, o nosso guia levou o grupo de jornalistas através da extensa rede da AdRA, fazendo recolhas de água e testes de qualidade em pontos da rede, terminando na estação de tratamento de água de Bustos, onde demonstrou aos presentes toda a série de rigorosos procedimentos que nos garantem a segurança da água que chega a nossas casas.
Presidente da AdRA agradece o empenho e brio dos colaboradores
O Eng.º Fernando Vasconcelos, Presidente do Conselho de Administração da AdRA, na presença do Eng.º Paulo Elísio Sousa, Diretor de Operação e Manutenção, agradeceu e enalteceu o “brio irrepreensível dos trabalhadores da AdRA” que permitiram que a transposição para esta situação de estado de emergência e a implementação do plano de segurança da AdRA se processasse sem “solavancos para os clientes”. O Presidente da Entidade Gestora sublinhou ainda “que sem serviços públicos base, como o abastecimento de água ou a recolha do lixo, seria impossível a implementação de quaisquer medidas de saúde pública” como o imprescindível trabalho dos médicos, enfermeiros e assistentes a “quem nunca é demais agradecer“.
O presidente da AdRA, Eng.º Fernando Vasconcelos no Centro Operacional Sul, em Águeda
Investimentos continuam e garantem rendimentos a inúmeras famílias
Estão em curso 47 empreitadas em todos os municípios da área geográfica da AdRA. Os investimentos adjudicados e em fase de procedimento de concurso público é superior a 18 milhões de euros. Esta continuidade do Plano de investimentos da AdRA beneficia, não só as populações com os serviços que a ampliação dos sistemas públicos de abastecimento e saneamento, como também diretamente cerca de 400 famílias dos trabalhadores de construção civil e indiretamente as empresas de fornecimento de materiais e respetivos trabalhadores e famílias. No município de Águeda está em curso a obra Abastecimento de água a Agadão (PAA 023) – 2.ª fase” e, em fase de arranque, estão as empreitadas de “Águas Residuais de Jafafe (PAR 030) – Águeda”, “Águas Residuais da Rua das Candeeiras - Trofa – Águeda” e “Águas Residuais de Óis da Ribeira (PAR 019) - Águeda / fase 2”.
Foram adjudicadas recentemente as empreitadas de “Abastecimento de água à Cadaveira – 1ª fase – Águeda” que visa reabilitar o subsistema da localidade de Cadaveira que se encontra em pré-colapso consequência do mau tempo que se verificou no último inverno e a “Reabilitação do Coletor na Rua Doutor Manuel Alegre – Águeda”. Em fase de análise de propostas a está empreitada de “Águas Residuais das Almas da Areosa - Aguada de Cima – Águeda”.