Title
Política de Integridade
Text

A Política de Integridade apresenta a nossa visão sobre a ética e a integridade, consolidando o compromisso da empresa com um modelo de governação assente nos mais elevados padrões éticos, na transparência, responsabilidade e na excelência das práticas de gestão pública.

Tem como objetivo proporcionar a estrutura conceptual em matéria de ética e transparência quanto às práticas de gestão para as empresas do Grupo AdP, apresentar o modelo de integridade do Grupo e identificar os diferentes órgãos e instrumentos internos que materializam a implementação dos compromissos no âmbito da ética, compliance e outras obrigações legais relacionadas.

 

Instrumentos:

O Código de Ética e Conduta formaliza o referencial ético do Grupo AdP, apresentando o sistema de valores e os princípios de atuação, bem como as normas que devem ser adotadas como modelo de conduta por todos os colaboradores, consolidando a cultura de integridade do Grupo AdP.

 

O Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações é um instrumento de gestão na prevenção e no combate à corrupção e infrações conexas, de utilidade na identificação e avaliação do risco associado, sendo, por isso, uma importante ferramenta de controlo e gestão do seu risco interno.

 

O Regulamento de Denúncias Voluntárias de Irregularidades enquadra-se no eixo da deteção de irregularidades e surge, quer com o objetivo de sensibilizar a comunidade das empresas do grupo AdP para a questão da corrupção ou má administração, e a necessidade de combater as mesmas, consolidando, simultaneamente, uma cultura integridade; quer, com o sentido de consciencializar os direitos, incluindo a sua operabilidade através de canais de comunicação efetivos, e deveres do conhecedor e potencial denunciador daquelas realidades que, por ventura, se confronta com o receio de represálias ou de ser tido como pessoa desleal.

Estabelece os procedimentos internos para a receção de comunicações voluntárias de desvios ao referencial ético assumido na Política de Integridade e de denúncia de irregularidades e respetivo tratamento pela Comissão de Ética. Constitui um instrumento de sensibilização interna para uma atuação anticorrupção ou má governação, consciencializando os trabalhadores dos seus direitos e deveres e estabelecendo um regime de proteção de denunciantes.

 

  • Manual de Contratação Pública do Regime Geral

O Manual de Contratação Pública do Regime Geral do Grupo Águas de Portugal visa uniformizar procedimentos de contratação pública no Regime Geral ao nível das empresas do Grupo AdP e garantir a observância de requisitos legais e de recomendações corporativas relativas a procedimentos de contratação pública.

 

  • Manual de Compras

O Manual de Compras tem como objetivo constituir um guia de utilização para as diversas unidades que intervêm no processo de compras, a uniformização e simplificação de procedimentos, o adequado planeamento de compras, aumento da eficácia e eficiência do processo de compras.

 

Consulte aqui...

Política de Integridade

Código de Ética e de Conduta

Regulamento de Denúncias Voluntárias

Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas

Linha de Integridade